O que é o CONSU?

O Conselho Universitário é o órgão máximo da Universidade, onde as decisões mais importante são aprovadas por um colegiado de representantes presidido pelo reitor.

  • 7 representantes de funcionários técnico-administrativos (9,3% dos votos)
  • 9 representantes de estudantes (12% dos votos)
  • 5 representantes de entidades externas à Unicamp (6,6% dos votos)
  • 54 representes docentes (72% dos votos)

O peso de cada bancada é muito diferente da composição real da comunidade universidade. Onde temos 33 mil estudantes, cerca de 7 mil funcionários contratados pela Unicamp, mais de 3 mil funcionários terceirizados (via Funcamp ou outras empresas) e 2 mil docentes.

Não se recebe nenhum salário ou dinheiro a mais por ser membro do CONSU. Os conselheiros têm assento numa reunião que ocorre 5 ou 6 vezes por ano, podendo acompanhar e discutir melhor as decisões importantes que afetam a comunidade universitária.

Não existe motivo que explique tamanha discrepância em favor do seguimento docente. Apesar de uma legislação federal (Lei de Diretrizes e Bases) exigir um percentual mínimo de 70% docentes nos órgãos colegiados da educação, a Unicamp não é apenas uma instituição de educação. Nem todas as decisões discutidas no conselho são relacionadas ao magistério ou ao ensino. As mais polêmicas, inclusive, costumam ser de caráter administrativo e poderiam muito considerar em pé de igualdade a opinião de funcionários, estudantes e professores.

Pelo site da Secretaria Geral da Unicamp, você pode acompanhar o calendário, as pautas, regimento, atas e deliberações das reuniões do Conselho Universitário. O vídeo das reuniões é transmitido ao vivo quando acontecem as reuniões e pode ser acessados depois no endereço da CâmeraWeb da reitoria.

Post criado 7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo